Se você está em busca de longevidade equilíbrio boa forma vida saudável. Este artigo é o começo para você entender os princípios da longevidade.
Um dos maiores desafios do ser humano desde a pré-história é a sua sobrevivência.
A longevidade e a vida saudável sempre foi o sonho humano. Ironicamente, uma das maiores ameaças à sobrevivência e à boa forma atualmente é a obesidade.
Nas últimas cinco décadas a obesidade tornou-se mais preocupante de que a fome, é hoje, um problema de saúde pública que atinge todos os países do mundo.
Os números são assustadores, 28 % da população mundial está obesa, ou seja, dois bilhões e cem milhões de pessoas obesas. No Brasil, 51% da população tem excesso de peso. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
Soa irônico dizer que hoje as pessoas dispondo de melhores condições econômicas estão piores de que estariam antes. Pois essa melhora econômica resultou em piora da condição física da maioria das pessoas devido ao seu desconhecimento científico acerca da saúde de seu corpo o que as levou a cometer vários erros alimentares.
O Segredo Está Nos Alimentos, nas bactérias e nas enzimas!Tanto a longevidade como a boa forma física dependem deles. Segundo a jornalista Anna Pula Buchalla do Estadão, a ciência da nutrição já tem como certo que a má alimentação rouba anos de vida de uma pessoa, tanto para pessoas magras como para obesas, mas também traz uma boa notícia, anos de alimentação ruim podem
ser revertidos com uma dieta saudável e equilibrada a qualquer tempo.
Essa notícia é boa mas não é novidade, pois a anos nas escolas e universidades são discutidas e ensinadas as vantagens de uma alimentação equilibrada, no entanto as pessoas tendem a não valorizar esses conhecimentos e se aprofundam nos erros alimentares cujas consequências será fatalmente a obesidade e o encurtamento de seu ciclo de vida. Desde a idade antiga já se falava nisso. Por exemplo, Hipócrates a mais de dois mil anos disse a célebre frase: “Os vossos Remédios São os vossos Alimentos”.
O QUE AS BACTÉRIAS TEM A VER COM ISSO?
As bactérias não são nossas inimigas como pensamos, existem as do mal, que são as patogênicas e as do bem que são as simbióticas que vivem em nosso organismo e nos proporciona muitos benefícios.
As bactérias cumprem uma série de funções úteis à saúde humana, incluindo a digestão de substratos de energia não utilizada, estimulando o crescimento celular, reprimindo o crescimento de micro-organismos nocivos,
treinando o sistema imunológico para responder apenas aos patógenos, e defesa contra algumas doenças.
A alimentação é um fator primordial para manter o equilíbrio da flora intestinal.
Cuidar da alimentação pensando em manter a integridade da flora bacteriana é uma atitude sábia de quem deseja viver bem toda a sua vida.
O QUE AS ENZIMAS TEM A VER COM ISSO?
As enzimas digestivas são um ponto chave na saúde pois complementam a mastigação e aceleram a reação da quebra de partículas. As enzimas são responsáveis pela quebra química das partículas alimentares oriundas da mastigação transformando-as em micro partículas, para serem absorvidas pelas células e serem utilizadas nas atividades metabólicas.
COMO MANTER A FLORA BACTERIANA INTESTINAL
Para que a flora bacteriana esteja sempre equilibrada e seja benéfica ao nosso organismo devemos nos preocupar em fornecer a elas água de boa qualidade e alimentos que contenham fibras solúveis. Para facilitar a tarefa o mais recomendado é optar pela ajuda profissional adquirindo materiais informativos habilitados para esse fim. (Veja mais sobre a flora bacteriana neste artigo)
RESUMINDO: – Longevidade equilíbrio boa forma vida saudável estão intrinsecamente relacionadas ao estilo
de vida escolhido pela pessoa. Seus hábitos alimentares definirão sua saúde e seu bem estar.
Portanto caso você esteja se vendo nesta situação o conselho é buscar recursos no sentido de mudar seu estilo de vida para um estilo que seja ideal a fim de corrigir os erros cometidos até agora e criar um modo de vida saudável.