Alimentação equilibrada saúde garantida

Sempre vejo especialistas e médicos afirmando que Alimentação equilibrada saúde garantida. Mas nunca vejo alguém dizer como fazer para ter uma alimentação equilibrada.

Sempre fui  bom de apetite e achava que para ter saúde garantida tinha que comer muito bem.

Minha madrasta sempre dizia quando me via exagerando. Que comida cria mas também mata. Minha vontade era escutar o que ela dizia, mas a fome era maior que a barriga….

Depois de adulto queria saber como ter uma alimentação equilibrada como os médicos diziam, mas não conseguia vencer meus hábitos.

Assim como eu, muitas pessoas erram ou erraram comendo guiadas pelo paladar e pelos hábitos errados que adquiriram.

Algumas até comem alimentos bons, mas não tem uma alimentação equilibrada realmente.

E tem aquelas que, por causa de sua alimentação desequilibrada ficam obesas e se distanciam muito da garantia da boa saúde.

É fato que muitas pessoas não sabem quais alimentos incluir em sua dieta, ou não sabem distinguir alimentos bons de ruins quanto ao nível glicêmico.

Alguns comem de forma mais equilibrada seguem orientações profissionais. E até fazem planejamento nutricional, mas seus hábitos culturais são tão profundos.

Que acabam burlando-se e seguindo seu paladar viciado em alimentos nocivos que quebram o equilíbrio nutricioonal.

Ao longo dos próximos parágrafos vou passar algumas informações importantes para você entender o que é alimentação equilibrada e ter sua saúde garantida.

E também te falar algumas verdades sobre porque a frase ‘Alimentação equilibrada saúde garantida’ é tão citada e pouco aplicada. Aproveite o conteúdo.

Alimentação equilibrada saúde garantida

Que a alimentação equilibrada seja sinônimo de saúde garantida eu já sabia, mas saber como equilibrar a alimentação é algo que poucos sabem.

Alimentação equilibrada se refere ao equilíbrio entre os nutrientes da dieta. Para que se tenha uma boa alimentação é necessário um planejamento mínimo do que incluir no cardápio diário.

levando em consideração o nível de atividades físicas desenvolvidas e as necessidades básicas do organismo.

Sabemos que para se ter boa saúde e corpo bonito é necessário uma alimentação equilibrada. Mas equilibrada como? E com quê?

 

Em Quantidade!

Alimentação equilibrada saúde inalterada

Algumas pessoas leigas conseguem elaborar um ótimo cardápio, com excelente visual à mesa. Mas nem sempre uma pessoa leiga consegue atentar para detalhes puramente técnicos.

Conhecimentos aue somente os médicos, enfermeiros e os nutricionistas possuem.

O principal conceito sobre o equilíbrio na alimentação deve estar vinculado obrigatoriamente ao nível de exercícios.

Que serão executados nos instantes posteriores às refeições. Se o nível de exercício é baixo então a alimentação não deve ser de alto valor glicêmico.

Ou seja, ao se pensar em “Alimentação Equilibrada” deve-se ter em mente.

Que a energia adquirida com aquela alimentação deve estar em equilíbrio com a quantidade de movimentos. Que serão executados até a próxima refeição.

Melhor dizendo o planejamento da alimentação obrigatoriamente deve estar ciente do nivel de atividade da pessoa.

Em Qualidade

Alimentação equilibrada saúde inalterada

Para atingir o objetivo de ter uma alimentação Equilibrada e saúde garantida. Tanto a quantidade de alimentos ingeridos como a qualidade da alimentação.

Deve ser visto como algo importante.

Pois a variedade e a qualidade dos nutrientes oferecidos ao organismo são de fundamental importância para a sua perfeita nutrição.

Em Variedade

Alimentação equilibrada saúde inalterada

Para que uma alimentação seja considerada “Equilibrada e Balanceada” ela deve ser composta de alimentos das quatro categorias básicas:

  • proteínas,
  • lipídios,
  • glicídios
  • e minerais,
  • Que estão nas carnes, leite, ovos, frutas, verduras e massas.

Para se atingir um bom nível de cobertura desses grupos alimentares. É necessário um planejamento qualificado a fim de atender as exigências mínimas do organismo.

O mais comum é primar pela variabilidade de nutrientes em uma mesma refeição.

Mas só isso não basta pois existe a questão de incompatibilidade de alimentos entre si e o sinergismo que devem ser levados em conta na elaboração do cardápio.

Esses fatores requer conhecimentos técnicos específicos e são conhecimentos que não estão na cultura popular por razões óbvias.

São conhecimentos  profissionais e é justo que seja assim. Pois quem se esforçou em adquiri-los merece ser beneficiado com honorários.

Há no entanto, programas de emagrecimento completos, com DIETAS elaboradas pensando em todos esses detalhes.

E muito mais ainda para que pessoas sem tempo e com poucos recursos possam ter acesso a um bom planejamento nutricional.

A sugestão é que se faça a análise dos programas de emagrecimento. E adquira um que a seu ver se adeque a sua realidade, essa é a melhor dica que posso dar.

É muito importante investir em sua saúde de forma preventiva. E a melhor maneira é investir na alimentação equilibrada com todos os nutrientes essenciais presentes.

E tenha a certeza de que cada centavo investido na boa alimentação será um centavo a menos nas despesas com farmácias e hospitais.

Este é um investimento a longo prazo e que tem como retorno a garantia de boa qualidade de vida.

Mas para isso são necessárias importantes mudanças de comportamento caso não esteja habituada(o) a uma dieta balanceada.

Pois além da preocupação em manter os ingredientes da dieta. Ainda há a necessidades de inclui-los ao cardápio diariamente de acordo com o previsto no planejamento.

Assim sendo insisto na importância de um programa elaborado com essa finalidade.

Pois assim você elimina todas preocupações e tem à sua disposição o que realmente você necessita com o mínimo esforço.

Veja aqui um programa que indico tanto pela qualidade profissional como pelos resultados já alcançados por ele