Grande mito revelado sal não aumenta pressão arterial

Sal é o complemento alimentar mais importante para a saúde humana, sua necessidade em nosso organismo tem a ver com nossa origem. O próprio JESUS enfatizou a importância do sal quando disse aos seus discípulos: “Vos sois o sal da Terra”.

Somos descendentes do ambiente marinho, nosso tronco ancestral primitivo migrou dos oceanos para a terra firme, por isso continuamos de certa forma, ligados ao oceano, a composição química de nosso corpo indica os resquícios dessa herança.

Neste artigo discutiremos o tema: “Grande mito revelado sal não aumenta pressão arterial“, mostraremos os tipos de sal, sua origem e sua importância para a saúde.

O sal marinho possui os 92 minerais (elementos químicos) naturais existentes na natureza e que coincidentemente fazem parte de nosso organismo.

Para as pessoas que vivem na orla marítima não ocorrem deficiências minerais importantes como a deficiência do iodo, mas para quem vive no interior dos continentes e não tem contato com o mar essas deficiências se acentuam gradativamente.

Desde a antiguidade o sal é usado como algo imprescindível pelo ser humano, tornou-se inclusive moeda de troca em várias partes do mundo antigo.

A própria palavra “Salário” tem sua origem na extração do sal. Havia um utensílio utilizado pelos donos das salinas que era usado para medir a quantia de sal produzida pelo funcionário e seu trabalho era pago em espécie, ou seja, com sal. Esse vasilhame recebeu o nome de Salário.

Com a evolução da culinária surgiram maneiras de “purificar” o sal a fim de melhorar seu aspecto, essas mudanças fizeram com que surgissem várias modificações no sal sob a alegação de melhorar seu paladar e facilitar seu uso até que se chegou ao sal refinado.

A partir de então começou sua depreciação, pois o refinamento do sal nada mais é do que o seu empobrecimento sendo retirado dele todos os seus minerais importantes para nossa saúde ficando apenas o Cloro e o Sódio.

Dessa forma o sal perde todas as suas propriedades nutricionais e funcionais para o nosso organismo e passa a ser um ingrediente perigoso que deve ser consumido com cuidado.

Ao passo que o sal natural que aqui chamaremos de sal integral não causa nenhum problema à saúde ao contrário faz muito bem e é necessário.

O sal de cozinha que aqui chamaremos de Sal de mesa, utilizado atualmente em diversas partes do mundo e principalmente na culinária brasileira não é sal e sim Cloreto de sódio.

Esse É O Grande Mito Revelado Sal Não Aumenta Pressão Arterial, o que aumenta a pressão arterial é o sal de mesa utilizado em nossa culinária.

O que é vendido nos mercados com o aval do ministério da saúde é o sal refinado.Grande mito revelado sal não aumenta pressão arterial

O refinamento do sal integral visa melhorar seu aspecto comercial para aumentar o faturamento da indústria produtora.

Conforme citado acima, o processo de refinamento retira do sal integral a maioria dos seus minerais com a exceção de sódio e do cloro.

Ele é branqueado e limpo com produtos químicos e, em seguida, aquecido a temperaturas extremamente altas.

O iodo que é adicionado ao sal de mesa é quase sempre sintético de difícil absorção e serve apenas para evitar bócio, não cumpre as funções que o iodo deve cumprir em nosso organismo.

Para se conseguir refinar o sal é necessário tratá-lo com agentes anti aglomerantes, impedindo que se dissolva no depósito, esses aditivos serão convertidos em toxinas no organismo.

Além disso, esses agentes evitam que o sal seja absorvido, o que leva a uma acumulação nos órgãos. Isso pode causar problemas de saúde graves.

Estudos têm mostrado que, para cada grama de sal de mesa consumida o organismo utiliza 20 gramas de água celular para neutralizar a quantidade de cloreto de sódio,presente no sal tratado quimicamente.

A diferença entre o sal integral e sal de mesa é simplesmente gritante.

Dessa forma o resultado do refinamento do sal implica diretamente em desequilíbrios no organismo podendo levar a transtornos hormonais, aumento da pressão arterial e contribuir para o aumento de peso.

Este é o porquê da má reputação do cloreto de sódio.

O sal integral é saudável, mas o processo de refinamento o simplifica em cloreto de sódio que não é saudável.

O sal refinado torna-se prejudicial à saúde por varias razões.

A primeira delas é porque seus dois únicos elementos químicos provocam desequilíbrios na absorção do iodo e aumento da pressão arterial.

Apesar de importantes para o organismo quando ingeridos de forma correta (no sal integral), o sódio, causa de imediato o aumento da pressão arterial e o cloro, compete com o iodo em nosso organismo impedindo sua real absorção.

O mito gerado pela indústria aos poucos elevou o cloreto de sódio (NaCl), ao status de “sal comum” ou “sal de cozinha”, e passou a ser largamente utilizado na alimentação humana desatenta aos experts que criaram toda uma cadeia produtiva em torno desse produto fazendo dele algo indispensável ao consumo.

Esse é o grande mito revelado, sal não aumenta pressão arterial, o que aumenta a pressão arterial é o cloreto de sódio.

Este composto não deveria ser considerado como sal de cozinha, por possuir apenas dois elementos químicos (minerais) em sua fórmula sendo por isso um composto vazio de nutrientes para o organismo.

Qual é a diferença entre cloreto de sódio e sal integral?

A diferença está na composição química, o sal integral extraído do mar possui em sua composição aproximadamente 92 elementos químicos.

O sal extraído de jazidas (sal gema) possui entre 84 a 90 elementos químicos que são exatamente os elementos participantes da composição de nosso corpo.

Tanto o sal marinho como o sal gema são adequados e necessários ao consumo humano.

Nosso organismo necessita dos minerais presentes no sal para múltiplas funções inclusive para manter o bom funcionamento da bomba de sódio e potássio responsável pelos batimentos cardíacos.

O sal integral não faz mal a saúde e alias é um complemento alimentar indispensável podendo inclusive ser tomado como remédio em alguns casos.

Como, por exemplo, no caso de exaustão da adrenal o sal integral é praticamente a única alternativa de tratamento, o médico prescreve ao paciente uma colher de chá de sal integral em um copo de agua uma ou duas vezes ao dia.

Esse é o grande mito revelado sal não aumenta pressão arterial, o que aumenta a pressão arterial é o cloreto de sódio isolado do sal integral.

Ao contrario do cloreto de sódio o sal integral promove o equilíbrio homeostático de todo o organismo e deve ser ingerido diariamente na alimentação normalmente e até mesmo como complemento.

Grande mito revelado sal não aumenta pressão arterialSal Integral Marinho e Flor de Sal!

Existem nas gôndolas dos supermercados na sessão de produtos naturais alguns tipos de sais diferenciados tanto nas embalagens quanto no preço, o sal integral pode ser encontrado nessas sessões em embalagens não usuais. Um deles é o sal integral denominado Flor de Sal.

Esse é um tipo de sal um pouco caro, no entanto é realmente o melhor do mundo, veja a descrição a seguir sobre a flor de sal.

 

A flor de sal é um aglomerado de cristais que se forma à superfície da água do mar.

 A sua formação depende das condições atmosféricas. A temperatura e a radiação solar têm de ser elevadas e o vento deve ser suave.

 Verificando-se estas condições, os minúsculos cristais de sal começam a formar-se à superfície dos cristalizadores.

 Grande mito revelado sal não aumenta pressão arterialEstes cristais são delgadíssimas palhetas que se desagregam por pressão, que se juntam com o vento, formando uma película branca e brilhante. São pequenos cristais que se formam na superfície das águas de cristalização das salinas, sendo recolhida em cristalizadores especiais (tanques rasos de argila).

 Esta operação de colheita é artesanal, e retira apenas uma finíssima película de cristais de sal que se forma na superfície da água, e nunca tocam o fundo dos cristalizadores, sendo preciso retirar cuidadosamente essa fina película formada e deixar secá-la ao sol por sete dias, resultando em cristais mais crocantes, sem sofrer qualquer tipo de processamento, nem adição de produtos químicos.  São chamados de flores, pois ao ver a sua cristalização através do microscópio visualiza-se o formato de flor.

 Contém minerais e nutrientes únicos, além de micro cristais que facilitam a digestão e tem a vantagem de ser absolutamente natural.

 Este sal não permite qualquer processo de industrialização, incluindo a lavagem, que remove componentes nutricionais importantíssimos tais como plâncton e pequenos restos de esqueletos de minúsculos animais marinhos, grandes fontes de cálcio, magnésio, zinco, cobre, entre outros.

 São delicados cristais formados na superfície da água e recolhidos de forma artesanal, que secam ao sol, resultando em cristais mais crocantes.

 Grande mito revelado sal não aumenta pressão arterialPara cada 80 quilos de sal marinho produzido, somente um quilo de flor de sal é extraída.

 Isso explica o alto valor de venda do produto, mas se comparado ao sal comum, suas propriedades e sabor são infinitamente superiores.

 

 

Sal integral de jazidas ou Sal Gema!

 

Grande mito revelado sal não aumenta pressão arterialDenomina-se sal-gema o cloreto de sódio, acompanhado de cloreto de potássio e de cloreto de magnésio, que ocorre em jazidas na superfície terrestre. Pertence ao grupo de rochas Sedimentares, que são formadas por materiais provenientes de outras rochas e de restos de seres vivos .

 O termo é aplicado ao sal obtido da precipitação química pela evaporação da água de antigas bacias marinhas em ambientes sedimentares.

 

Sal do Himalaia ou Sal Rosa!

 Grande mito revelado sal não aumenta pressão arterialMovimentos tectônicos muito antigos produziram alterações na crosta terrestre soterrando oceanos e erguendo cordilheiras.

Um desses eventos foi o soterramento de um oceano na região Himalaia por lavas vulcânicas com a consequente criação de camadas cristalizadas de sal a cerca de 200 milhões de anos dando origem a maior jazida de sal gema do mundo.

 Essa jazida foi mantida nesse ambiente intocado e imaculado coberto de neve e gelo durante todo esse tempo permanecendo protegida da poluição moderna.

 

Essa é a razão que faz dela a fonte do melhor e mais puro sal que pode ser encontrado na Terra.

 Grande mito revelado sal não aumenta pressão arterialO sal do Himalaia contém os mesmos 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano, que por si só é bastante impressionante!

 Alguns destes minerais incluem: o cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio e magnésio.

Outra coisa legal sobre este sal é que por causa de sua estrutura celular ele armazena energia vibratória.

Os minerais deste sal existem na forma coloidal, o que significa que eles são pequenos o suficiente para que nossas células possam absorvê-los facilmente.

Benefícios do sal integral (Sal Rosa ou flor de sal):

  • Auxilia na saúde vascular;
  • Ajuda manter os pulmões saudáveis e melhora a função respiratória;
  • Promove o equilíbrio do pH estável dentro das células;
  • Reduz os sinais de envelhecimento;
  • Promove padrões de sono saudável;
  • Aumenta a libido;
  • Previne cãibras musculares;
  • Aumenta a hidratação;
  • Fortalece os ossos;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Melhora a circulação;
  • Desintoxica o corpo de metais pesados.

Com isso demonstro o grande mito revelado sal não aumenta pressão arterial, e sim faz muito bem a saúde.

O que faz mal é a carência de minerais essenciais ao organismo ausente no sal refinado e o excesso de sódio nos alimentos industrializados que ingerimos diariamente.

Espero que tenhas entendido a diferença entre o sal de mesa atualmente vendido às pessoas e o sal integral.

Também, espero que tenhas aceitado o fato de que é necessário migrar para o consumo de sal de alta qualidade.

Passando a considerar esse importante complemento alimentar como algo de valor para a tua saúde e não apenas mais um ingrediente de sua dieta.

Este é um aspecto importante na manutenção de nosso status físico e é um dos erros involuntários cometidos pela grande maioria das pessoas impulsionada pelo mito do sal.

Esse erro está causando desequilíbrio orgânico e alterando a forma física pelo simples acumulo de toxinas que leva o organismo ao armazenamento de gorduras.

Portanto a sugestão é que pense bem no que acaba de ler e migre do cloreto de sódio para o sal integral e sugira também às pessoas de seu convívio compartilhando este artigo em suas redes sociais.

Pois assim fazendo estará contribuindo para que mais pessoas possam se alertar para esse detalhe tão importante que vem sendo escondido sutilmente a centenas de anos.

Veja também este artigo!

 

 

 

 

 

 

 

Comentários encerrados.