♦ Segredos emagrecimento natural escondidos sutilmente faz com que o processo seja dificultado pelo pouco conhecimento disponível publicamente e pela dificuldade de acesso aos meios especializados tanto pelos valores cobrados nas clinicas como pelo tempo exigido.
Infelizmente os conhecimentos gerados acerca desse recurso não são divulgados publicamente por se tratar de um mercado dominado por interesses comerciais gigantescos.
O emagrecimento natural é um processo possível de ser atingido, pois os estudos sobre a fisiologia da digestão e do metabolismo estão muito bem avançados no meio médico e nutricionista, o que impede o sucesso da maioria das pessoas são o interesse comercial e a ignorância popular.
A ignorância popular é prato cheio para o negócio do emagrecimento que cresce a cada ano em todo o mundo à medida que se agravam os problemas da obesidade.
♦ No geral as pessoas lançam mão dos recursos do emagrecimento natural quando seu organismo já ultrapassou os limites naturais de retorno ao peso normal e começam aparecer os primeiros sinais de que não volta mais sem ajuda.
♦ O processo de emagrecimento deve começar pela digestão e nunca pela dieta e muito menos pelos regimes, mas geralmente começamos pelo lado mais difícil que sempre dificulta e até impossibilita o sucesso.
♦ O sistema digestório atua na digestão na fragmentação dos alimentos e na expulsão dos resíduos.
♦ Desses três processos, a fragmentação ou digestão é de fundamental importância.
♦ Ela envolve fenômenos físicos e químicos que transformam os nutrientes absorvidos em porções menores e promove a sua condução ao longo do tubo digestório.
♦ Portanto, a digestão é um conjunto de processos mecânicos (mastigação) e químicos (enzimáticos) responsáveis pelo “beneficiamento” dos alimentos ingeridos convertendo-os em micropartículas capazes de serem absorvidas pela mucosa intestinal.
♦ Do resultado da alimentação dependerá a manutenção do sistema orgânico que pode ser perfeita ou deficiente conforme a qualidade e os tipos de nutrientes oferecidos.
♦ Para que a digestão transcorra com alta qualidade é necessário algumas atitudes alimentares corretas a fim de evitar a intoxicação de órgãos vitais como o fígado.
♦ Pois a intoxicação do fígado dificulta todo o processo de emagrecimento uma vez que quando intoxicado ele passa a produzir toxinas que boicotam o emagrecimento.
♦ Desta forma a digestão se constitui num dos principais segredos emagrecimento natural escondidos sutilmente pela indústria alimentícia e pelos laboratórios de química orgânica, produtores de aditivos alimentares e medicamentos para emagrecer.
Além disso o emagrecimento natural é afetado por quatro fatores que impedem seu sucesso e o primeiro deles é a qualidade da digestão.
♦ 1º Fator que afeta o emagrecimento natural – Digestão. Este é sem dúvida o fator que encerra o maior segredo do emagrecimento natural pois é a partir da digestão que o organismo obtém os recursos para se manter.
» Basicamente, nosso organismo decompõe alimentos e bebidas ingeridos durante a digestão, extraindo os nutrientes para a energia de seu funcionamento e para a reparação tecidual.
» Infelizmente, aditivos alimentares criados em laboratórios usando ingredientes sintéticos que nosso organismo não reconhece são adicionados a quase tudo o que comemos.
» Dessa forma, qualquer substância que o nosso organismo não reconheça é tratada por ele como toxina que deve ser liberada pelo seu sistema e é aí que começam os problemas que dificultam o emagrecimento.
» A liberação de toxinas pelo sistema faz com que o organismo passe a produzir moléculas conhecidas como “radicais livres”. Os radicais livres danificam as células até o nível do DNA.
» Por danificar as células até ao nível do DNA, os radicais livres têm sido relacionados a uma grande variedade de doenças degenerativas e problemas de saúde.
» Começando por danificar as moléculas de melanina que dão cor aos cabelos e turgidez à pele causando o embranquecimento capilar e o surgimento de rugas na pele. (as carnes vermelhas são grandes fornecedores de radicais livres ao organismo)
» Além disso, os radicais livres fazem com que a função digestiva se desacelere. Isso torna muito mais difícil para o organismo extrair nutrientes dos alimentos que comemos, forçando nosso corpo a armazenar nutrientes como gordura.
» Bem, basicamente, nosso corpo tanto pode absorver os nutrientes que ingerimos como pode não absorver.
»As substâncias artificiais como os aditivos alimentares, não são absorvidas por não serem reconhecidas como nutrientes e sim como “toxinas” e, portanto terão que ser eliminadas.
» Além de reduzirem a função digestiva as toxinas se apegam as células de gordura, tornando mais difícil para o organismo o seu uso como fonte de energia. Até que as toxinas sejam excretadas, as células de gordura não estarão mais disponíveis para serem usadas como energia permanecendo armazenadas.
Desintoxicar o fígado é uma alternativa para minimizar esse problema, o E-Book Desintoxicar para emagrecer com saúde oferece um passo a passo para desintoxicar o fígado, limpar os rins, eliminar parasitas intestinais e incrementar a flora bacteriana. Pode baixá-lo AQUI, é uma oferta gratuita por tempo limitado.
♦2º Fator que afeta o emagrecimento natural – ESTRESSE – Estresse e ganho de peso indesejado andarão de mãos dadas até descobrirmos que estamos sob o efeito do estresse e passarmos a administrá-lo, portanto é o segundo maior segredo do emagrecimento natural.
O estresse nos leva ao ganho de peso indesejado de três maneiras:
1ª – Induz à fome compulsiva, implicando, obviamente, no aumento de peso.
2ª – Retarda a função digestiva pelo aumento dos “radicais livres”.
A diminuição da função digestiva impede o organismo de absorver todos os nutrientes de que necessita a partir da ingestão de alimentos e acaba armazenando as partes não utilizadas como gordura.
3ª – Leva ao excesso da produção de cortisol – hormônio produzido durante períodos de estresse e que basicamente induz o cérebro a manter o centro da fome ligado. O ganho de peso causado pelo excesso de produção de cortisol tende a se acumular em torno da barriga e é, muitas vezes, a principal fonte de “gordura da barriga”.
Conclusão: O estresse desempenha um papel importante no ganho de peso indesejado, portanto, para perder gordura (e manter assim) é necessário aprender a gerir melhor o estresse.
3º FATOR que afeta o emagrecimento natural – velocidade do metabolismo
♦ Nosso organismo realiza, a cada segundo, milhares de diferentes reações químicas no interior de seus diferentes órgãos e tecidos.
♦ Nessas reações estão incluídas as ações específicas de incontáveis enzimas, hormônios e mediadores químicos da transmissão dos impulsos nervosos.
♦ Há ainda todas as reações de síntese e desdobramento das mais variadas substâncias que continuamente assimilamos ou eliminamos.
♦ O conjunto de todas essas transformações químicas que ocorrem num ser vivo é chamado de metabolismo geral.
♦ No metabolismo, chamamos de anabolismo a etapa construtiva na qual os nutrientes são assimilados e utilizados na síntese de novas substâncias indispensáveis ao crescimento, à manutenção e à regeneração do organismo.
♦ O catabolismo, ao contrário, é a etapa destrutiva, que implica quebra ou desdobramento de moléculas, com liberação de energia e eliminação de substâncias de excreção.
♦ A energia liberada no catabolismo é utilizada nos processos de anabolismo.
♦ Ao conjunto das reações que implicam trocas energéticas no organismo dá-se o nome de metabolismo energético.
♦ E em função da maneira como nos alimentamos podemos levar nosso metabolismo a se comportar lentamente o acelerar e isso pode alterar as formas de absorção e armazenamento energético no organismo, levando a pessoa ao aumento de peso ou ao emagrecimento dependendo da forma como ela se alimenta, e mais especificamente dos tipos de nutrientes que seu organismo absorve. Sendo este fator o terceiro maior segredo do emagrecimento natural escondido sutilmente.
4º FATOR que afeta o emagrecimento natural – A NUTRIÇÃO PROPRIAMENTE DITA
♦ Para manter nosso metabolismo equilibrado, o organismo deve obter continuamente os nutrientes ESSENCIAIS ao seu funcionamento. Essas substâncias são fornecidas pelos alimentos, os quais precisam ser consumidos em quantidade e variedade adequadas.
♦ Uma vez digeridos os alimentos, os seus nutrientes são absorvidos e distribuídos para todos os tecidos. Alguns nutrientes são usados para a construção e a reparação da matéria viva; outros são desdobrados para a liberação da energia às atividades vitais.
♦ Este é o fator de maior importância para a manutenção do peso, de um modo geral, uma vez que o modo como nos alimentamos e a dieta que consumimos são responsáveis diretamente pela forma como nosso metabolismo se comportará.
♦ Isso ocorre em função da variabilidade e da quantidade de nutrientes absorvidos.
♦ Segundo o médico endocrinologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Luciano Giacaglia, os problemas determinantes que podem atrapalhar o processo de emagrecimento são alguns dos hormônios produzidos pelo organismo cuja função é regular o apetite e a saciedade.
♦ Pois mesmo com uma dieta regrada e exercícios físicos algumas pessoas não conseguem perder peso e isso ocorre por que o controle do peso é regido por diversos hormônios, cujos níveis muitas vezes estão sob controle de nossa genética.
♦ Eles regulam apetite, saciedade, gasto calórico, depósito localizado de gordura, capacidade muscular e são controlados pelos genes.
♦ Assim, dois indivíduos fazendo o mesmo exercício podem determinar um gasto calórico bem diferente um do outro.
♦ O mesmo em relação à dieta, que pode ter um impacto bastante diferente entre as pessoas.
♦ Isso é fato comprovado e conforme a dieta mantida o emagrecimento pode ocorrer de forma natural, mas dependendo da dieta mesmo com muitas atividades físicas a perda de peso é boicotada pelo organismo.
♦ A explicação para isso é que ao se alimentar de forma errada a pessoa pode sem saber colocar seu organismo em situação de risco e nesse caso são ligados os mecanismos de defesas naturais e o organismo passa a agir em regime de economia minimizando os gastos calóricos por meio da diminuição da velocidade metabólica.
♦ Mas com uma dieta adequada isso acontece ao contrário os nutrientes fornecidos propositalmente e em quantidades adequadas irão fazer com que o organismo saia da zona de perigo e passe a aumentar a velocidade metabólica atingindo o equilíbrio natural.
♦ Nessas condições ocorre o emagrecimento de forma natural, mesmo com os fatores genéticos jogando contra.
♦ Pois ao induzir o organismo, pela alimentação, a sair da zona de perigo, outros mecanismos são ativados e esses mecanismos são os controladores da saciedade e do apetite cujos hormônios envolvidos a Leptina e a Grelina que na situação de risco estavam atuando para que não ocorresse perda de energia agora facilitarão a queima das gorduras.
♦ Curiosamente o método desenvolvido pelo jovem brasileiro Rodrigo Polesso faz exatamente isso, ou seja, induz o organismo a sair da zona de perigo elevando o metabolismo e fazendo com que o processo de emagrecimento ocorra naturalmente e o mais importante é que se a pessoa seguir o método corretamente após emagrecer o organismo atingirá uma estabilidade tal que não voltará a ganhar peso com facilidade, a menos que a pessoa queira, mas nesse caso seria pelo aumente de massa muscular.
Assista ao vídeo abaixo e veja a continuidade do raciocínio do texto que você acabou de ler.