Alimentos Funcionais aceleradores metabólicos, são alimentos com princípios ativos formados por compostos bioativos em nosso organismo. Suas propriedades vão desde a simples aceleração do metabolismo até mesmo a prevenção de doenças perigosas como a aids e o câncer.
O princípio ativo geralmente é uma proteína como a capsaicina das pimentas, o licopeno do tomate, etc.
Apresentamos a seguir uma lista descritiva de alimentos funcionais aceleradores metabólicos com suas propriedades medicinais e nutricionais para o organismo humano.
Nosso propósito é fornecer uma opção a mais de escolha de alimentos adequados para melhorar sua nutrição.
Além da descrição apresentamos as fotos ilustrativas e links importantes.
Proteínas de Alto valor biológico!
Isso mesmo, bacon e ovos estão entre as proteínas de alto valor nutritivo e as gorduras boas.
Essas proteínas são macro nutriente que ajudam acelerar o metabolismo, por ser um nutriente de difícil digestão, exigem mais energia do organismo para quebrá-las até o nível de aminoácidos. Segundo pesquisadores, a ingestão diária de desse tipo de proteínas promove uma queima de 150 a 200 calorias extras.
Veja a seguir mais opções de alimentos funcionais aceleradores metabólicos com propriedades nutritivas e curativas.
Veja também este artigo: função da alimentação nos organismos
- Cálcio
Existe uma relação inversa entre cálcio e obesidade. O cálcio da dieta, principalmente de origem láctea, é capaz de inibir a formação de gorduras e estimular a lipólise, ou seja, quebra de gordura corporal.
De acordo com um estudo realizado na universidade de nutrição do Tennessee, a ingestão de cálcio ajuda a acelerar o metabolismo, pois este nutriente ‘avisa’ o corpo para queimar de maneira mais acelerada a gordura corpórea.
- Canela da Índia
Por ser um alimento termogênico, ou seja, por aumentar a temperatura corporal, a canela faz com que o metabolismo corporal também seja aumentado, a fim de tentar restabelecer a temperatura padrão.
- Pimenta dedo de moça
A capsaicina, princípio ativo da pimenta parece ter efeito na perda de peso e no combate do acúmulo de gordura corpórea. A capsaicina usa a gordura do organismo para gerar energia. Ela ainda ativa a colecistoquinina, que é um hormônio relacionado à sensação de saciedade. O consumo diário de 3 g pode aumentar em 20% o metabolismo.
- Gengibre
Segundo um estudo publicado pelo Jornal Internacional da Obesidade em 1992, ao consumir o gengibre o organismo usa mais energia, acelerando o metabolismo e consequentemente queimando mais calorias. Outro estudo demonstrou que o consumo de gengibre pode aumentar o metabolismo em 20% devido à ação do zingiberine, composto ativo do gengibre colocando-o como um dos alimentos funcionais aceleradores metabólicos mais ativos.
- Laranja amarga
O pó da laranja amarga, ou laranja da terra aumenta a taxa metabólica, por possuir diversos compostos que estimulam a queima de calorias corpórea.
- Vinagre de maçã
Pode atuar como aliado do organismo, acelerando o metabolismo.
O Vinagre de maçã é conhecido desde a antiguidade como regulador de peso,
preventivo contra o envelhecimento e manchas da pele, redutor de colesterol,
anti-inflamatório, alivia, cãibras noturnas nas pernas, da brilho e aparência saudável aos cabelos e unhas, além de muitos outros benefícios para o organismo.
- Água gelada
Beber água gelada aumenta o metabolismo, pois ele precisa gastar energia para igualar a temperatura da água com a do corpo.
- Chá verde
É produzido a partir das folhas da Camellia Sinensis. Tem a propriedade de acelerar o metabolismo, favorecendo a queima de gordura corporal.
- Chá branco
Assim como o chá verde, o chá branco é extraído da mesma planta, porém de uma forma diferenciada. É extraído antes que as flores desabrochem, e quando os brotos ainda estão protegidos por pelos finos. Por ser retirado da planta mais jovem, ou seja, ainda verde, tem a mesma ação do chá verde de acelerar o metabolismo, porém mais potente. E só pode ser fabricado uma vez ao ano.
- Chá preto
Utiliza as mesmas folhas do chá verde e branco, porém mais oxidadas.
Cafeína – Composto químico que pertence ao grupo das xantinas, encontrada em mais de 60 tipos de plantas, que acelera o metabolismo. Encontrada por exemplo no café, em refrigerantes de cola, chá mate, entre outros.
- Guaraná em pó
Contém cafeína em proporções maiores de que no café, além disso, também contém teobromina com propriedade semelhante à da cafeína, assim o guaraná também acelera o metabolismo. os bebnefícios do guaraná são a cafeína, teobromina, teofilina, proteínas, açúcares, amido, tanino,potássio, fosforo, ferro, calcio, tiamina, vitamina A e fibras.
Com capacidade adstringentes, estimulantes, afrodisiacas, antibacteriana e diruretica.
indicado em caos de estafa físico-mental, enxaqueca, nevralgias, cólicas, febres, câimbras, possui ação tônica cardiovascular. Sua cafeína torna-se o excelente tonico revigorante, estimulante físico e psiquico(libera dopamina e adrenalina na circulaçao sanguinea). Em excesso pode causar dependencia ao organismo.
- Guaçatonga (casearia sylvestris)
Ativa a digestão das gorduras e tem efeito diurético. A guaçatonga (Casearia sylvestris) é uma planta medicinal também conhecida como cafezeiro-do-mato, café-bravo, caroba, carvalhinho, chá-de-bugre, erva-de-bugre, erva-de-lagarto, estralador, guaçatunga, gaibim, guassatonga, paratudo, pau-de-bugre, pombeiro, dentre outros inúmeros nomes populares. Pertence a família Flacourtiaceae.
Benefícios da guaçatonga Ela possui uma longa história de uso na fitoterapia em quase todos os países tropicais, de onde é nativa, podendo ser efetiva contra aftas, artrite, câncer, diarreia, doenças de pele, dores comuns, dores no peito, feridas, gota, hanseníase, hemorragias, inflamações, inchaço nas pernas, limpeza do sangue, micoses, obesidade, ofidismo, paralisia, picadas de cobra e insetos, queimaduras, reumatismo, sífilis, tumores, úlceras e outras condições de saúde.
No Brasil, os índios Karajá preparam uma maceração da casca para tratar diarreias, enquanto no Peru os índios Shipibo-Conibo, localizados na Amazônia peruana, usam uma decocção da casca para resfriados, diarreia, dores no peito e gripe.
Outras tribos indígenas no Brasil amassam as raízes ou sementes de guaçatonga para tratar feridas e hanseníase topicamente. Os povos indígenas de toda a Floresta Amazônica têm usado por muito tempo a guaçatonga como um remédio natural em casos de problemas de pele, bem como no alívio das dores causadas por picadas de cobra, abelhas e outros insetos, vez que o extrato de suas folhas neutraliza o efeito da histamina, substância que desencadeia a sensação dolorosa. A guaçatonga possui o cariofileno, que anula os efeitos da histamina, além disso, tem um efeito altamente cicatrizante.
A de-cocção das folhas é fabricada e aplicada topicamente e internamente.
As folhas e os galhos da guaçatonga contêm um fitoquímico conhecido como lapachol, conhecido e estudado
por suas propriedades anticancerígenas e antifúngicas.
É abundante em diterpenos clerodânicos, cuja vasta gama de atividades biológicas incluem desde repelente
para insetos, antitumorais, anticancerígenas, antibióticos e até como inibidores da replicação do HIV.
Fonte:http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/guacatonga-casearia-sylvestris.html
- Óleo de coco
Além de ser produtor de energia do organismo tendo o poder de acelerar o metabolismo, cerca de 50% da gordura do coco é composta pelo ácido láurico, o seu principal ácido graxo de cadeia média, que, no corpo humano se transforma em monolaurina, um monoglicerídeo capaz de exercer ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária, por meio da destruição da capa lipídica de vários microrganismos, tais como: Cândida albicans, Citomegalovirus, Clamídia, Estreptococos, Giárdia, Helicobacter pylori, Herpes, entre outros.
Além do ácido láurico, cerca de 7% dos ácidos graxos do coco é composto pelo ácido cáprico,
que se transforma no organismo em mono caprina, um composto também com propriedades antimicrobianas,
notadamente contra o vírus HIV, a Clamídia, o ambos os tipos de herpes, simples e zoster.
Recentes pesquisas comprovam ainda que o óleo de coco pode desempenhar atividade anti inflamatória
devido à sua capacidade de elevar os níveis da inter leucina 10, um poderoso agente anti inflamatório.
As mesmas pesquisas, ainda citam uma possível relação entre o consumo do produto e a menor incidência
de câncer de mama e câncer de cólon.
O óleo é também rico em vitamina E, um grande agente antioxidante. Uma vantagem do óleo de coco é que ele
se conserva por longos períodos, sem necessidade de refrigeração ou adição de produtos químicos.
- Couve
A couve é rica em fibras, ferro, cálcio, vitamina C e antioxidantes desintoxica o organismo e aumenta o metabolismo celular. É indicada para o combate de várias doenças, melhora as defesas do organismo e contribui para o bom funcionamento do fígado.
Possui fibras solúveis e insolúveis que favorecem o transito intestinal aumenta a saciedade e
dificulta a absorção de gorduras.
- Abacaxi
Rico em fibras ajuda a acelerar o metabolismo e combate a vontade comer doces, e além de ser rico em vitaminas A, B, C e minerais, como Zinco, Magnésio, Fósforo, Cálcio, Ferro e sódio. Não muito glicêmico possui apenas 50 calorias por 100 gramas de polpa e de quebra possui como princípio ativo a bromelaína que é uma enzima com propriedades interessantes
para o organismo humano, ela ajuda a pepsina (enzima do estômago) na digestão das proteínas.
Atenção, ao comprar ervas medicinais, verifique a procedência, evite comprar ervas medicinais de plantios comerciais. Pois as ervas medicinais quando cultivadas comercialmente não desenvolvem seus princípios ativos devido o fator “alimentação de luxo”. Ou seja, a adubação química ou natural fará com que a planta deixe de produzir os princípios ativos de defesa contra a escassez e as intempéries, característicos de seu ambiente natural onde necessita deles para sobreviver.